Ultra Sierra Nevada 2017 irá contar com um elenco fantástico de corredores

Autor: Redação    Data: 12-07-2017
Publicado em: Eventos

Miguel Heras, Dani García, Didrik Hermansen, Casey Morgan, Melanie Rousset, Ivan Ortiz, Sonia Escuriola, Ester Alves e Franco Colle serão alguns dos corredores que estarão este fim de semana no evento andaluz.

Sierra Nevada vai ser fabulosa novamente. As paisagens e altitude de Padrollano, bem como a dificuldade de fazer uma maratona sem desnível negativo, são extremamente desafiantes. Vou tentar subir a Padrollano com toda a motivação que a preparação para o UTMB me tem dado – Ester Alves

Ultra Sierra Nevada é a quarta etapa do circuito nacional de referência em corridas de montanha, WAA Spain Ultra Cup (SUC) e a distância rainha é também Campeonato de Andalucía de Ultras 2017 e prova pontuável para a Copa Andalucía de Ultras.

Granada vai receber mais uma edição do Ultra Sierra Nevada (USN), no dia 14 e 15 de julho. Este ano, o evento tem um cartaz de participantes de primeiro nível nas suas quatro distâncias e um total de 1.500 corredores inscritos, 25% a mais em relação a 2016.

A primeira das corridas será a Granada Urban Trail às 21,30 de sexta-feira. A corrida está aberta a todos, são 6 km no total e serve como um bom aquecimento para a Ultra. A corrida começará com uma atmosfera festiva no Paseo del Salón e passará por alguns dos lugares mais emblemáticos de Granada: la Alhambra, El Albaicín, Carrera del Darro e El Paseo de los tristes antes de retornar novamente ao Paseo del Salón onde está instalada a meta.

Nas primeiras horas do dia 14 de julho, na manhã de sexta-feira, mesmo no centro da cidade, nos degraus do conjunto monumental de la Alhambra e El Generalife, vai partir a Ultra Sierra Granada. A corrida é de 100 km e tem um total de 10,000m de desnível positivo. É a corrida ultra mais alta da Península Ibérica e une Granada a El Veleta. Atletas de elite como Miguel Heras da Salomon, o recentemente coroado campeão de corridas de montanha de Espanha, Dani Garcia, e o escocês Casey Morgan, estarão presentes na linha de partida. No sector feminino, o destaque vai para a francesa Melanie Rousset, actual líder feminina do Ultra Trail World Tour (UTWT), bem como para as corredoras espanholas Sonia Escuriola e Noelia Camacho.
 
O resto das corridas terá lugar no sábado. A prova Trail com 62km e 3,710m de desnível positivo parte às 6 horas de Granada. A Maratón  de 40km com 3,710m de desnível positivo arranca às 8:30 horas de Quéntar.

O norueguês Didrik Hermansen, o polaco Łukasz Zdanowski e os marroquinos Abdelkadous Mouj-nia são alguns dos corredores internacionais a competir na prova Trail, bem como Paco Mendoza e os corredores da equipe HG-LMA, Albert Pujol e lhamas Xavi. A espanhola Sonia Mundina e Yolanda Fernandez são duas das favoritas.

A portuguesa Ester Alves regressa à Maratón do USN para tentar recuperar o título que ganhou no ano passado com um tempo de 4h55m30s. Roberto Heras, quatro vezes vencedor da corrida,  destaca-se como um dos favoritos no sector masculino, bem como David Mundina, Antonio Jesús Valle e Salva Rambla.

Foto: CanoFoto Sport