Ultra Skyrunning Madeira: Décima edição confirma excelência do evento

Autor: Redação com a Revista SIM    Data: 12-07-2024
Publicado na categoria: Eventos

No fim de semana de 14 e 15 de junho, Santana acolheu a décima edição do Ultra Skyrunning Madeira (USM). Este evento é constituído por cinco provas, destacando-se a Madeira Sky Race (MSR), que em 2016 atingiu o patamar máximo do Skyrunning mundial, integrando o Merrell Skyrunner® World Series.

A Madeira Skyrace, sétima etapa do circuito mundial, atraiu atletas de topo e entusiastas do skyrunning de mais de 40 nacionalidades. O desafiante percurso de 45 quilómetros, com 3.500 metros de desnível positivo, através das exuberantes paisagens da ilha, proporcionou uma experiência emocionante tanto para os participantes quanto para os espectadores.

Com uma forte presença de skyrunners de topo, não foi surpresa que a prova fosse emocionante e imprevisível. Enfrentando condições húmidas e enevoadas, os atletas franceses Lucille Germain e Loic Robert emergiram como campeões na Madeira Skyrace 2024.

Na disputa masculina, o francês Loic Robert, da equipa Kiprun, saiu vitorioso após ultrapassar o esloveno Luka Kovacic, a representar a Red Bull / Dynafit, depois da primeira subida. Robert conseguiu conquistar uma vantagem suficiente na descida para manter a liderança até ao final. O tempo de 4h59’03”, sete minutos mais rápido que Antonio Martínez em 2023, garantiu a Robert um novo recorde do percurso.

Em segundo lugar ficou André Rodrigues, da equipa internacional da Scarpa, que realizou uma prova soberba e conseguiu ganhar três posições desde o topo da primeira subida até ao final. O atleta português terminou seis minutos atrás de Robert e também foi mais rápido que o recorde anterior do percurso. Depois de uma forte subida, Luka não conseguiu acompanhar os corredores rápidos na descida e caiu para terceiro, terminando oito minutos atrás do vencedor.

Destaque ainda para o quarto lugar de Miguel Arsénio, a correr pela Sport HG, que perdeu o pódio por seis minutos. Esta é a quarta vez que o atleta português compete no USM, tendo dito na linha de chegada: “Este é o melhor percurso do mundo e continuarei a vir aqui até ganhar!”.

Lucille Germain, da equipa Sidas Matryx, teve um desempenho notável, conquistando o título feminino e alcançando a oitava posição na classificação geral. A atleta francesa também superou o recorde anterior, estabelecido por Emma Cook-Clarke em 2023, por impressionantes 40 minutos.

“Foi uma corrida muito técnica, com muito lamaçal, correntes e cordas. Adoro este tipo de percurso e realmente gostei de estar aqui na Madeira nos últimos dias.”, comentou a vencedora.

Apesar de ter realizado uma excelente prova, a atleta basca da equipa Salomon, Oihana Kotazar, não conseguiu alcançar Lucille e terminou na segunda posição, a 18 minutos de distância. O terceiro lugar foi conquistado pela canadiana Kalie McCrystal.

O USM regressa nos dias 14 e 15 de junho de 2025, sendo que a abertura das inscrições será anunciada oportunamente.

Fotos: Alex Vasev

X