Ultra Skyrunning Madeira recebe mais de 600 atletas

Autor: Redação    Data: 24-05-2022
Publicado na categoria: Eventos

Santana recebe a partir de sexta-feira a 8.ª edição do Ultra Skyrunning Madeira, evento que contará com a presença de mais de 600 atletas, entre os quais, algumas das elites mundiais do skyrunning. 

Santana tem  consolidado o seu lugar no mundo do Skyrunning. A Madeira Sky Race (55,6 km e 4121m D), a muito exigente e técnica prova rainha do evento, atingiu o patamar máximo do Skyrunning mundial, em 2016, integrando o restrito Skyrunner® World Series da ISF – International Skyrunning Federation. Em 2017, o Santana Vertical Kilometer®, que em 2022 celebra a sua sexta edição, passou a integrar o Vertical Kilometer® World Circuit.

A Madeira Sky Race já contou com a participação, entre outros, de Jonathan Albon, Ragna Debats, Marco de Gasperi, Anna Frost, Dmitry Mityaev, Emelie Forsberg, Pere Aurell, Hillary Allen, Pau Capell e Ekaterina Mityaeva.
Um evento com provas de várias distâncias e níveis de exigência

Com o objetivo de abranger atletas de vários níveis, o evento é constituído por quatro provas competitivas:

– Madeira Sky Race (MSR 55,6 km 4121 m D+)
– Santana Vertical Kilometer® (SVK 4,8Km 1003 D+)
– Santana Sky Race (SSR 21 km 1672m D+)
– Furão Sky Race (FSR 13km 655m D+)

Para os mais novos, o evento conta com a Kids Sky Race.

Martin Anthamatten venceu a edição de 2021 e Miguel Arsénio disputou segundo lugar com número 3 do ranking mundial

Martin Anthamattenatleta suiço da equipa Adidas Terrex, liderou a prova desde o início, tendo cruzado a meta com o tempo de 6h11m23s. Miguel Arsénio, recém vindo de uma vitória nos 45km da prova ultra do Grande Trail Serra d´Arga, disputou o segundo lugar com o espanhol Ricardo Ballester,  atleta da Dynafit e número 3 (à data) do ranking do SWS.

Mayi Errasti foi a mais veloz e Sónia Silva a melhor portuguesa

Na disputa feminina, a basca Mayi Errasti alcançou o primeiro lugar, que segurou até ao fim da prova, após desistência da jovem sueca Johanna Gelfgren, que liderou no início da prova. A vencedora cruzou a meta com o tempo de 07h16m13s. O pódio ficou completo com a italiana Natalia Mastrota, atleta da Team Vibram e a romena Oana Mihalcea. A madeirense Sónia Silva, atleta da A.D. Galomar, foi a melhor portuguesa, tendo obtido o sexto lugar da classificação geral feminina.

Miguel Arsénio e Dário Moitoso prometem forte disputa lusa

Miguel Arsénio (EDV -Viana Trail / SportHG) e Dário Moitoso (Scott Running) são dois nomes fortes a ter em conta. Arsénio disputou o segundo lugar, em 2021, com o espanhol Ricardo Ballester, tendo cruzado a meta com 11 minutos de vantagem. Moitoso venceu recentemente, no Faial, os 25km da Ten Volcanoes Trail e já sonha com esta prova faz alguns anos.

Anna Frost regressa e elites mundiais marcam presença

A atleta neozelandesa Anna Frost é já uma presença habitual em Santana, onde além de participar no evento também organiza um trail camp. Este ano não é exceção e a consagrada atleta já confirmou o seu regresso à Madeira.

Entre as elites mundiais, podemos destacar as presenças de Ragna Debats, Silvia Puigarnau, Hector Haines, Virginia Perez Mesonero, Peter Fraño, Alex Jakob e Lauren Woodwiss.

Correr numa Reserva Mundial da Biosfera

O Ultra Skyrunning Madeira decorre em Santana, um concelho do norte da ilha da Madeira, reconhecido desde 2011, como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. É conhecido pelas típicas casas de colmo, símbolo da Madeira e de Portugal e por englobar uma grande variedade de ambientes como a floresta Laurissilva, zonas montanhosas como o Pico Ruivo (1861 m), ponto mais alto da ilha da Madeira que nos oferece vistas deslumbrantes sobre o maciço montanhoso central, Pico Canário (1592 m) e magníficas falésias costeiras do norte da ilha.

O evento irá divulgar os espaços naturais da Madeira para a prática desportiva, em especial para a corrida técnica de dificuldade na vertente de Skyrunning, associando o potencial turístico dos percursos pedestres, da fauna e flora, da cultura e tradições.

Fotos: João M.Faria; Paulo Abreu; USM

 

X