A ilha do Faial, no arquipélago dos Açores, transformou-se no epicentro do trail running com a realização do Ultra Blue Island. Este evento, que celebrou a sua décima edição, decorreu no primeiro fim de semana do mês de maio e contou com a participação de mais de 600 atletas.
A grande festa do Ultra Blue Isalnd começou na noite de sexta-feira, no Porto do Salão, com a partida da prova The Whalers Great Route Ultra-Trail (WGR). Mais uma vez, o clima dos Açores decidiu exibir a sua imprevisibilidade e os valentes que decidiram desafiar-se na prova mais longa do evento, com os seus 118 km, enfrentaram ventos fortes e uma chuva torrencial durante a madrugada.
Na madrugada de sábado, dia 4 de maio, às 05:30, no Portão de Porto Pim, teve início a prova Ultra Blue Island de 65 km. Na Ribeirinha, partiram os atletas dos 42 km da Marathon Faial Coast to Coast, seguidos pelos participantes do Ten Volcanoes Trail de 25 km no Parque do Cabouco e os atletas da Family Race de 10 km no Alto da Ribeira do Cabo, na freguesia do Capelo.
Mário Leal, diretor do evento, referiu entusiasmado: “Pela primeira vez passámos a barreira dos 50% de participantes fora de Portugal. Este ano tivemos 44 nacionalidades. Temos sempre o sonho de conseguir que a prova esgote. Procuro que as pessoas fiquem extremamente satisfeitas, porque alcançaram os seus objetivos de conhecer um local interessante e estão na linha de partida na melhor forma possível, independentemente de terem 80, 90 ou 18 anos.”
Enrica Dematteis vence os 118 km da The Whalers Great Route Ultra-Trail (WGR)
Pela primeira vez na classificação geral absoluta, a vitória coube a uma mulher. Enrica Dematteis alcançou o primeiro lugar com um tempo de 15h29min14s. Em segundo lugar, ficou Luisa Dematteis, e a fechar o pódio, Greeta Soderholm.No lado feminino e ineditamente também na classificação geral absoluta, Enrica Dematteis conquistou o primeiro lugar com 15h29min14s. Em segundo lugar, ficou Luisa Dematteis e a fechar o pódio, Greeta Soderholm. Enrica comentou: “Foi a minha primeira vez nesta prova e foi uma experiência muito bonita e fantástica.”
Nos masculinos, o português Rogério Pronto cortou a meta com 15h39min01s, com 6 minutos de vantagem sobre Tomasz Sadowski, que ocupou a 2ª posição. Em terceiro lugar, ficou o português João Raposo com 21 minutos de diferença relativamente a Rogério Pronto. Rogério mencionou: “Foi a minha segunda vez nos Açores, a primeira foi em 2019 no triângulo e logo aí soube que ia voltar. Foi uma prova muito desafiante… foi a prova de 100 km que mais demorei a completar. Uma experiência a repetir.”
Hélène Zetter e Chus Alvarez conquistam Ultra Blue Island (UBI)
A francesa Hélène Zetter foi a primeira a completar os 65 km da prova, cruzando a meta com o tempo de 07h55min58s. 10min35s depois, a espanhola Noemi Alguacil ocupou o 2º lugar da geral. A fechar o pódio, com 08h34min51s, ficou a atleta Nuria Pérez.
Chus Alvarez venceu os 65 km com um tempo de 06h18m. Após 03m54s, Ilídio Panóas ficou em 2º lugar. Para fechar o 3º lugar da geral dos 65 km, ficou Guillermo Ledo.
Ariadna Golubenko e David Silva vencem a Maratona do Faial
Ariadna Golubenko completou a prova em 04h30min59s, garantindo assim o 1º lugar. Em segundo lugar, ficou a portuguesa Ana Torradinhas, com 40 minutos e 39 segundos a mais. Na terceira posição, ficou Rita Brásio com um tempo de 05h12min47s.
Do lado masculino, David Silva foi o campeão com 04h08min08s. Em segundo lugar, ficou Pedro Guillen com 15 minutos e 45 segundos a mais. A fechar o pódio, Vouilloz Raphael com um tempo de 04h26min35s.
Raquel López e Ricardo Esteves mais velozes nos 25 km da Ten Volcanoes
Raquel López venceu a prova Ten Volcanoes com 02h43min24s. Cristina Ordoñez ficou em 2º lugar com um tempo de 02h52min46s. Com 11 minutos e 40 segundos de diferença em relação à primeira, Mafalda Nogueira fechou o pódio, ocupando o 3º lugar.
Na geral, Ricardo Esteves foi o vencedor dos 25 km com 02h02min11s. Humberto Gomez assegurou o 2º lugar do pódio, com mais 03m24s. Em 3º lugar, ficou Jacob Holman.
Rui Escobar e Deiane Zubicaray mais rápidos na Family Race
Deiane Zubicaray foi a campeã dos 10 km com 01h10min17s. Amparo Ferragud ficou em 2º lugar, com 14 minutos e 08 segundos a mais. A fechar o pódio, Paula Gomes, com 01h24min26s.
Do lado masculino, Rui Escobar terminou a prova com 53m55s. Tiago Blayer ficou em 2º lugar, com 06m56s a mais. No terceiro lugar, ficou Eudriano Costa, com 01h08min49s.
Em maio de 2014, realizou-se a primeira edição do Azores Trail Run. Este evento de trail na ilha do Faial marcou o início de um sonho: estabelecer os Açores como um destino mundial de excelência para a prática de trail running. No final desta edição comemorativa e em jeito de balanço, o diretor da prova referiu que existiram muitos momentos marcantes ao longo das 10 edições. ” Mas, o mais marcante teve lugar na edição inaugural – o prazer de imaginar um evento e depois dar-lhe início”, sublinhou Mário Leal.
Este ano, o Ultra Trail Blue Island contou com a participação de mais de 600 atletas de 44 nacionalidades, um testemunho do seu crescente apelo global. O evento combina trilhos escorregadios e desafiantes com uma flora única, proporcionando aos atletas uma experiência enriquecedora em cada passo e cativando-os com as fantásticas paisagens ao longo do percurso. Esta experiência é acompanhada por uma forte aposta na sensibilização e na preservação ambiental.
Fotos: Pedro Silva (1;3); Susana Luzir (2)