Ultra Trail Montes de Vigo – Correr em Espanha com sotaque português

Autor: Redação    Data: 15-10-2017
Publicado em: Eventos

O Circuito Prozis GMTA (Galicia Máxica Trail Adventure) vai já na sétima edição e o Ultra Trail Montes de Vigo foi o seu quinto e último desafio da época. Quisemos conhecer melhor este circuito e desafiámos a Mariana Machado a participar numa das provas, a atleta de Pousada de Saramagos (Vila Nova de Famalicão) aceitou o desafio e trouxe-nos o 2º lugar da classificação geral feminina. 

Correr neste circuito tem um sabor especial, o seu director técnico é nada mais nana menos que José Moutinho, mentor da emblemática Serra da Freita, referência do trail-running nacional e um grande “criativo” de desafios. Mas o sotaque luso não se limitou ao José Moutinho, o nosso speaker mais conceituado, João Carvalho (Joca) e a Flor Madureira também marcaram presença em Vigo.

O Ultra Trail Montes de Vigo, que completou a sua quarta edição, entrou este ano no circuito e contou com 3 provas de trail e uma caminhada:

Ultra Trail:      68 km  (2250 D+)
Trail longo:      37 km  (1800 D+)A
Trail curto       25 km   (950 D+)
Caminhada      25 km  (950 D+)

A Mariana disputou o trail longo, tendo-o considerado bastante técnico, com muitos single treks e subidas curtas mas duras. O facto de ter um percurso de praia constituiu uma surpresa dura mas uma boa ideia. “Conseguiram juntar numa prova todos os segredos e beleza que a zona pode oferecer. Uma prova que recomendo e que tentarei repetir!”, acrescentou a atleta.

Para António Barreira, responsável da GMTA, o desafio de Vigo foi o desafio do ano do circuito.

Circuito Prozis GMTA

A sétima edição do circuito Prozis GMTA ofereceu ao longo de oito meses um conjunto de cinco desafios de qualidade. O Ultra Trail Montes de Vigo encerrou o circuito.

O Galicia Máxica Trail Adventure começou a temporada a 5 de fevereiro no rio Fraga (Moaña), seguido pelos desafios da Serra do Galiñeiro (Gondomar e Vigo, 5 de março),  Aldeas do Courel (Folgoso do Courel, 27 de maio), Internacional da Ramboia (Padrenda, 16 de julho) e Montes de Vigo (Vigo e Gondomar, 14 de outubro).

Mariana Machado

A Mariana tem 26 anos e começou a correr faz pouco tempo. Começou na estrada em junho de 2015, tendo “provado” o trail logo no ano seguinte. O Trail das Nozes, em outubro 2016, foi a sua primeira prova longa. Passados dois meses subiria ao pódio no Trail São Silvestre de Viana. Recentemente conquistou o terceiro lugar do pódio feminino da prova de 33km do Grande Trail Serra d´Arga.

Todas as classificações do evento em: http://laptime.es/eventos/prozis-ultra-trail-trail-y-mini-trail-montes-de-vigo/

Fotos: DR