Zela Ultra Marathon (Zum) – Uma aventura épica!

Autor: Sérgio Tavares e Oriana Marques    Data: 11-04-2018
Publicado em: Eventos

Domingo dia 8 de Abril, realizou-se o Zela Ultra Marathon (Zum), evento a contar nas várias distâncias para os circuitos nacionais de Skyrunning da FCMP. Pedro Rodrigues e Sara Brito venceram a durissíma prova principal.

Este fim de semana, os felizardos que percorreram nesta primeira edição os trilhos do caramulo, foram brindados com percursos diversificados, onde as bonitas paisagens do parque natural Vouga-Caramulo foram o mote principal com o condimento da dificuldade natural do terreno, que puxou pelo limite dos atletas, não faltando água, lama, subidas épicas e muita diversão!

A vila de Vouzela, já por si um cenário natural digno de um postal, foi o ponto de partida e chegada de todos os percursos, foi ainda proporcionado a todos os acompanhantes diversas atividades, nomeadamente através de um dos patrocinadores – NómadasPT – a experiência de realizarem rappel em plena antiga ponte ferroviária.

7h30 a hora tão desejada para a maior aventura de todas, 57 km (3500m D+) com mais uns bónus pelas modificações introduzidas pela organização por razões de segurança em eliminar algumas passagens de rios e ribeiros, uma prova bastante diversificada a nível de trilhos e dureza, tendo sido necessário prolongar a barreira horária em mais uma hora, para as 16horas e ainda serem brindados por queda de neve!

Uma primeira edição com mais de 550 participantes, que a adjectivaram de “brutal”, “épica” e “dura!”, revelando a enorme satisfação em terem descoberto os trilhos do caramulo.

De entre todos os guerreiros que participaram grande destaque para os vencedores:

Prova dos 60 km, 1º lugar para o Pedro Rodrigues do EDV – Viana Trail com um tempo de 7h 44m 41s; seguido de perto pelo “jaguar”, Carlos Ferreira da equipa Dr Merino 4Move com 7h 59m 11s. No setor feminino destaque para a Sara Brito da Sky Ca Barreira, com um tempo de 9h 44m 34s; seguida da atleta Alice Lopes do ginásio Fit4Fun com 10h 05m 23s.

Na distância de 42 km a prova teve como vencedor o Nuno Dias da equipa Sky Ca Barreira com o tempo de 4h 49m 29s; seguido do Frederico Cerdeira 4h 59m 29s. No sector feminino Goreti Silva da equipa Desnível Positivo conquistou o 1º lugar em 6h 46m 52s.

Na prova dos 22 km o grande vencedor foi Romeu Gouveia da Salomon Suunto Portugal com o tempo de 2h 18m 40s; no setor feminino o destaque foi para a Daniela Russo da Oralklass-Amigos do Trail com 3h 05m 06s.

Destaque ainda para os elementos da equipa que estiveram em prova, nos 60km para a Mariana Machado Ballester que arrecadou o 4º lugar da geral F e o 2º no escalão com 11h 02m 24s; nos 42km Bruno Figueiredo conquistou o 5º da geral M e o 3º do escalão com 5h 33m 23s e Simão Matos no 64º geral M e 28º escalão com 8h 27m 06s.

O Zum foi organizado pela equipa de trail Viseu Running Team, Município de Vouzela e a SpotCriativo Eventos, em percursos “desenhados” pelo atleta de ultra trail Filipe Garcia.

Fotos: Tiago Lopes e Nuno Faria