ZOELAE TRAIL está de volta

Autor: Redação    Data: 11-06-2018
Publicado em: Eventos

O Município de Bragança organiza a 2ª edição do evento ZOELAE TRAIL. O evento decorrerá no dia 12 de Agosto de 2018, em Bragança.

O ZOELAETRAIL é um evento que terá lugar no território ocupado por um povo pré-romano chamado ZOELAE. Este povo é reconhecido pela sua bravura e gosto por acolher visitantes. A sua sociedade era caracterizada pelo papel de destaque dado à mulher, pela sua bravura em combate e pela forma calorosa com que acolhia os seus visitantes.

Depois do sucesso da primeira edição, em que se inscreveram mais de 450 pessoas, das quais 80% eram provenientes de fora do Concelho de Bragança, espera-se que este ano o número de participantes ultrapasse o meio milhar.

Impulsionar a marca Bragança, fomentar o turismo e dinamizar a economia local são os três principais objectivos do evento.

Sob o lema “Tribo à Reconquista”, a 2ª edição do ZOELAE TRAIL é constituída por duas provas e duas caminhadas: ZOELAE TRAIL Longo (25K /745m D+), ZOELAE TRAIL Curto (17K / 292m D+) e a Caminhada Longa (17K) e Caminhada Curta (10K).

Castro de Avelãs, local de partida do trail, alberga o Mosteiro de S. Salvador, cujas origens permanecem incertas e perpetuadas em lendas. A tradição popular diz ser esta a última morada de um poderoso cavaleiro – o Conde de Ariães, misteriosa personagem de tenebrosa e lendária história.Nesta edição, as provas decorrerão na Serra de Nogueira, local onde existe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa.

​O percurso das provas passa no sítio da Torre Velha, local frequentemente mencionado como tendo sido a capital dos ZOELAE. O território deste povo estendia-se desde as serras de Sanabria, Culebra, Nogueira até Mogadouro, abrangendo o Norte de Portugal e de Espanha.

A meta está localizada na Cidadela do Castelo de Bragança, um recinto fortificado que ainda hoje domina o aglomerado – funcionando, através dos tempos, como presença forte de “portugalidade”.

O Zoelae Trail é promovido pelo Município de Bragança e conta com a colaboração do Ginásio Clube de Bragança, das Juntas de Freguesias de Castro de Avelas e de Nogueira, da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, dos Bombeiros Voluntários de Bragança, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, sendo organizado pela empresa brigantina T’inc.

A Trail-Running.pt, parceiro desde a primeira hora, volta a associar-se ao evento.

As inscrições decorrem de 25 de maio a 6 de agosto.

Artigo relacionado:
ZOELAE TRAIL colocou Bragança no mapa do trail-running

Foto: DR