Val d’Aran by UTMB® prepara-se para receber 4.000 atletas

Autor: Redação    Data: 6-07-2021
Publicado na categoria: Geral

A contagem decrescente para a edição inaugural do Val d’Aran by UTMB®  já começou. O novo evento de trail running no coração dos Pirenéus espanhóis decorre neste fim de semana, de 9 a 11 de julho, contando com a presença de quatro mil atletas.

O evento, que faz parte do Ultra-Trail® World Tour, marca também a retoma dos eventos internacionais pelo Grupo UTMB. 4000 corredores oriundos de 75 países diferentes vão desafiar-se na parte mais selvagem dos Pirenéus, em quatro provas, todas com lotação esgotada desde as 100 milhas (162 km) do Torn dera Val d’Aran (VDA) aos 15 km do SKY Baqueira Beret (SKY).

Val d’Aran by UTMB® é um evento inspirado no mítico UTMB® Mont-Blanc, e que pertence à família de eventos internacionais do Grupo UTMB. O evento dará início à temporada de eventos do Grupo UTMB, incluindo um retorno a Chamonix e ao UTMB® Mont-Blanc em agosto.

A Presidente do Grupo UTMB, Catherine Poletti, comentou: “Estamos todos ansiosos por esta primeira edição do Val d’Aran by UTMB® e este evento excepcional é ainda mais significativo para nós, pois é a primeira vez desde o UTMB® Mont-Blanc de 2019, que vamos poder receber corretores internacionais. Estamos ansiosos para compartilhar uma experiência excepcional com todos eles e com toda a comunidade Val d’Aran, dentro e fora das trilhos.”Seguindo as normas nacionais e regionais, a região receberá corredores internacionais com todas as medidas de segurança contra a Covid-19, incluindo directrizes de limpeza e saneamento, uso de máscaras, distância social e protocolos para gestão de multidões, bem como medidas adicionais nos abastecimentos e na recolha de dorsais.

Entre os participantes estará a japonsesa Kaori Niwa, cujas currículo inclui um impressionante quarto lugar no UTMB® Mont-Blanc em 2017 correndo com um braço fracturado. Kaori é uma das favoritas na VDA de 162 km.

“Estou muito feliz por estar de volta à Europa depois das restrições da Covid-19″, explica ele. “Competir internacionalmente significa muito para mim. Quando corro com os melhores do mundo ou corro em pistas difíceis e exigentes, preciso me esforçar ao máximo. Esse sentimento é muito especial. Não competia internacionalmente há muito tempo. O mais importante é que esta corrida vai me empurrar de volta ao meu limite. ”

Sobre a região, Kaori comentou: “É um lugar muito bonito. A parte inferior da floresta parece-se muito com as montanhas japonesas, mas acima de 2.000 metros é muito diferente. As vistas das montanhas são fantásticas e há muitos rios, lagos e flores lindas que nunca vi no Japão.”

Na prova masculina, o atleta local e embaixador do evento, Jordi Gamito, que foi terceiro no UTMB® Mont-Blanc em 2018 e segundo classificado no Ultra-Trail® World Tour desse mesmo ano, conhece bem a região e espera conquistar uma posição no pódio. “A VDA tem 162 quilómetros de extensão e é uma corrida muito dura e muito técnica, além de exigente. Vou sair para correr a minha própria corrida e lutar apenas comigo mesmo. Se as minhas forças não faltarem, poderei lutar pelo pódio.”

Os destaques do evento podem ser acompanhados, todas as noites entre os dias 8 e 11 de julho a partir das 19h CEST no canal oficial do evento no YouTube.

Fotos:  © Val d’Aran by UTMB®

X