André Rodrigues e Susana Rodriguez vencem primeira etapa da ATRP PRO League

Autor: Redação    Data: 15-01-2020
Publicado em: Geral

Foi diante de uma entusiástica assistência que vimos André Rodrigues (Prozis) e Susana Rodriguez (Coimbra Trail Running) cortar a meta, findos os 25km do Trail da Boa Ventura, a primeira etapa do circuito da ATRP PRO League 2020.

Não é exagero quando a baptizam de santuário da natureza, a freguesia da Boaventura destaca-se, de facto, pelas paisagens intocadas, de um verde intenso. Empoleirada sobre uma colina entre vales e cursos de água, a Boaventura está praticamente isolada do mundo, o a torna tão atractiva quanto “dura”.

Os atletas que integraram a primeira etapa da PRO League enfrentaram um dos mais exigentes percursos da liga. Com uma distância de apenas 25km, o Trail da Boa Ventura apresentava um desnível positivo de 2.000 metros e um acumulado de 4.000 metros, ingredientes mais que suficientes para ser considerada uma prova exigente. A prova é certificada com nível 4 pela ATRP, e pontuável para o Circuito Trail Madeira 2019-20.

Na linha de partida estavam alguns dos nomes mais conhecidos do panorama nacional, bem como os melhores atletas madeirenses.

A prova começou intensa, como era de esperar, com Miguel Ângelo e André Rodrigues a definirem o ritmo. O atleta madeirense, Ricardo Gouveia, tentou acompanhar o grupo da frente, tendo alcançado a segunda posição após o abandono de Miguel Ângelo, que se queixou de problemas abdominais.

Roberto Baião valeu-se da sua mestria nas descidas e, gradualmente, foi ultrapassando os atletas, até que, a 3 quilómetros da meta, passou Ricardo Gouveia, garantindo assim o segundo posto.

 Top-5  Masculino  Top-5 Feminino
 André Rodrigues  02:33:37  Susana Rodriguez 03:18:55
 Roberto Baião  02:45:12  Luísa Freitas 03:19:51
 Ricardo Gouveia  02:46:16  Mariana Machado 03:20:09
 Bruno Silva  02:48:37  Sara Brito 03:29:15
 Américo Caldeira  02:50:20  Inês Jordão 03:32:47

No sector feminino, a luta foi bem mais renhida, uma vez que as 3 primeiras atletas cortaram a meta apenas com minutos de diferença, sendo Susana Rodriguez a mais rápida, tendo apenas ultrapassado a madeirense Luísa Freitas na subida para a bela Vila da Boa Ventura, já a 2 quilómetros da meta.

Os 5 primeiros atletas (Masculinos/Femininos) garantem já a inscrição e a estadia para a próxima etapa da ATRP PRO League, tal como indicado no regulamento.

No final, a satisfação era generalizada, por uma prova muito exigente, com grande beleza e um elevado nível competitivo. O espectáculo desportivo promovido pela organização do evento, a Junta de Freguesia de Boa Ventura e o Município de S.Vicente, foi muito elogiados pelos atletas e apoiantes.

A 9 de Maio, o Faial Costa a Costa 40km do Azores Trail Run será a 2ª etapa da liga.

Fotos: Cream.pt (1:2); Diogo Gualter Fotografia (3)

X