Ascensão chinesa no trail running

Autor: Redação    Data: 23-09-2019
Publicado em: Equipamento, Notícias, Opinião

Todos os anos, na última semana de agosto, Chamonix  recebe o Ultra Trail du Mont-Blanc (UTMB).  A “Meca” mundial do trail-running, como é apelidado, congrega as elites, os amantes e as marcas associadas à modalidade, sendo simultaneamente a melhor “montra” e o melhor “barómetro” do trail running.

Durante uma semana, 10 mil atletas, oriundos de 100 países e 5 continentes, participaram nas sete provas do evento, percorrendo 19 localidades alpinas entre a França, Suíça e Itália. Nesta 17ª edição, os atletas trouxeram 20 mil acompanhantes e cerca de 50 mil seguiram o evento ao vivo, números nunca antes vistos. Acresce ainda a audiência das emissões ao vivo.

O top 20 dos países mais representado foi o seguinte: França (4104); Espanha (892); Itália (695); Reino Unido (545); China (397); Japão (317); Suiça (332); EUA (263); Polónia (253); Bélgica (234); Hong Kong (212); Portugal (170); Alemanha (140); Argentina (116); Suécia (99); Brasil (93); Canadá (83); Austrália (73); Finlândia (63); Tailândia (62).

A China surge em quinto lugar com 397 atletas presentes. A Região Administrativa Especial de Hong Kong esteve representada por 212 atletas. Se somarmos as duas representações, obtemos um ainda mais expressivo número de atletas (609).

Analisando os atletas de elite e a sua origem, obtemos resultados também surpreendentes. Seguindo a tendência do ano passado, os atletas chineses confirmam a sua ascensão no cenário internacional, sendo tão numerosos quanto britânicos e italianos (13 corredores cada) na linha de partida das provas do UTMB. Os três países com maior representação são França (24% dos atletas de elite), Espanha (21% dos atletas de elite) e Estados Unidos (19% dos atletas de elite). Quanto à prova principal do evento, a UTMB, os americanos são os mais representados com 20% dos atletas de elite. Espanha (17%), França e Reino Unido (11% cada), ocupam os lugares seguintes. A China ocupa a quinta posição com 8 atletas inscritos na UTMB.

No ano passado, os corredores de elite chineses obtiveram performances notáveis em várias provas do UTMB. Jia Erenjia tornou-se o primeiro atleta chinês a vencer uma prova do UTMB, ao ganhar a OCC. Yao Miao venceu a CCC e estabeleceu um novo recorde feminino da prova. Qi Min foi segundo na CCC.

Este ano, os melhores desempenhos na prova principal couberam a Luo Canhua (11ª. classificado) e Fuzhao Xiang (11ª. classificada). Na CCC, Shen Jiasheng (na foto) foi o quinto classificado. Na TDS, Yanqiao Yun conquistou o sexto lugar. Tao Luo foi o terceiro mais rápido na OCC.

Atentos ao mercado chinês, grandes marcas como Salomon, Hoka One One, Adidas Terrex, Columbia Montrail e The Norte Face, possuem atletas nas suas equipas. Este fenómeno é acompanhado pelo “apetite” por provas na China, o que levou alguns circuitos e organizações europeias a realizar eventos como o Maxi-Race China Yangshuo e o Gaoligong by UTMB.

Kailas – um gigante chinês do outdoor

Se as marcas globais estão atentas ao mercado chinês, as marcas chinesas também estão apostadas na conquista dos mercados além-fronteiras. No “Salon Ultra-Trail”, a feira onde eventos, marcas e outros players da modalidade marcam presença, fomos conhecer a Kailas.

A Kailas é um verdadeiro gigante na China. Fundada em 2003, a empresa tem origem nos desportos de montanha, principalmente na escalada. A Kailas tem uma forte presença na China através de 350 lojas de venda directa e 650 lojas franchisadas.

A marca abrange todo o sector do outdoor, incluindo escalada, esqui, trekking, trail running  e vida urbana. Oferece uma ampla gama de produtos funcionais, incluindo equipamentos, vestuário, calçado, mochilas, acessórios, tendas, etc…

As suas sapatilhas Fuga Pro, com que o atleta neozelandês Scott Hawker conquistou o terceiro lugar na UTMB, foram distinguidas com o o galardão ISPO 2019 na categoria “Outdoor/Equipment”. Segundo o atleta, estas sapatilhas são “super confortáveis, leves e o Vibram Litebase Megagrip é incrível. Eu usei o mesmo par durante toda a UTMB. Possuem amortecimento para uma prova longa como esta, sem perderem a responsividade em trilhos técnicos.”.

 Fotos:  1) Shen Jiasheng (Columbia Montrail) – Franck Oddoux © UTMB®
:________2) Scott Hawker (Vibram/Kailas) – Kamil Sustiak © Kailas

X