ASICS MIND RACE revela impacto da atividade física na mente

Autor: Redação    Data: 31-03-2022
Publicado na categoria: Saúde

Experiência da ASICS revela que uma semana sem exercício físico tem o efeito no estado de espírito semelhante a uma semana sem dormir bem. No entanto, 15 minutos e 9 segundos de atividade física podem ativar o impulso da mente.

O impacto da atividade física na mente foi revelado pela primeira vez na Mind Race – uma experiência da ASICS onde praticantes regulares de exercício pausam as suas rotinas normais de exercício durante uma semana. O impacto no seu estado de espírito foi revelado como semelhante a uma semana sem dormir bem, onde os participantes reportaram um aumento de 23% em pensamentos negativos.

Felizmente, os resultados do Estudo Uplifting Minds da ASICS, que envolveu dezenas de participantes de todo o mundo, demonstram que basta apenas 15:09 minutos de atividade física para elevar o estado de espírito – mesmo após períodos de inatividade.

The Mind Race: apenas uma semana de inatividade reduz significativamente o nosso estado de espírito

O professor Brendon Stubbds, investigador principal no movimento e na mente, acompanhou os resultados do estudo Estado da Mente de participantes saudáveis que concordaram em pausar as suas rotinas regulares de exercício por apenas uma semana. Os resultados são significativos tanto para o impacto no bem-estar emocional como cognitivo. Quando pessoas ativas param de se movimentar, a sua confiança reduz até 20%, a positividade diminui até 16%, os níveis de energia caiem drasticamente até aos 23% e a capacidade de lidarem com o stress reduz até 22%.

De facto, após apenas uma semana sem exercício, a pontuação geral dos participantes do Estudo da Mente diminui para uma média de 18% – reduzindo de 68 em 100 quando ativos fisicamente para 55 de 100 quando param de praticar exercício. Os efeitos da inatividade foram captados no filme da experiência Mind Race, acompanhando um grupo dos participantes do estudo.

Apenas 15 minutos de atividade podem elevar o estado de espírito

Mas, existem boas notícias. Os participantes foram acompanhados quando voltaram ao seu regime regular de exercício e todos comprovaram melhorias imediatas no seu estado de espírito – demonstrando a rapidez com que os efeitos negativos da inatividade física podem ser revertidos. O professor Brendon Stubbs também analisou dados de dezenas de pessoas que participaram no Estudo Uplifting Minds da ASICS desde junho de 2021. O estudo utiliza tecnologia de ponta para imitar o EEG e captar o impacto do exercício no estado de espírito das pessoas. Com base nos dados de vários desportos e regiões, apenas 15:09 minutos de exercício podem ter um impacto significativo no nosso estado de espírito.

A comentar os resultados, o Professor Brendon Stubbs refere: “Sabemos que o exercício é bom para a nossa saúde mental, mas o impacto do descanso e do retorno ao exercício é menos claro. Atualmente, graças à criação de novas tecnologias e contribuição de milhares de pessoas, conseguimos identificar o quanto o exercício é necessário para desencadear um impacto mental positivo. Este estudo da ASICS ajuda a quantificar a quantidade de exercício necessário para melhorar a saúde mental e torná-lo mais prático. Tirar tempo para descansar é muito importante. Este estudo demonstra que o bem-estar das pessoas se recupera muito rapidamente após um período de descanso, quando as pessoas retomam o exercício regular.”

Gary Raucher, EVP, ASICS EMEA refere: “A nossa filosofia está literalmente no nosso nome, Anima Sana In Corpore Sano ou Mente Sã num Corpo São. Acreditamos que o nosso foco nos benefícios do desporto e do movimento, não apenas no corpo, mas também na mente, nunca foi tão relevante. Sabemos que os últimos dois anos foram difíceis no estado de espírito de muitos. E embora não seja a resposta para todas as pessoas, sabemos que o exercício pode fazer a diferença. Esperamos poder inspirar mais pessoas a moverem-se com a ASICS, mesmo que por apenas 15:09 minutos para sentirem os benefícios no corpo e na mente.”

Para fazer parte do Estudo Uplifting Minds da ASICS e ver o impacto do exercício no seu próprio Estado de Espírito, visite https://minduplifter.asics.com/

Fotos: DR

X