EcoTrail Florença – Uma verdadeira viagem no tempo

Autor: Redação    Data: 20-05-2019
Publicado em: Geral

A segunda edição do EcoTrail Florence, a única etapa italiana do circuito internacional do EcoTrail, levou-nos à capital da Toscana. Localizada nas margens do Rio Arno, no meio da península italiana, entre os mares Adriático e Tirreno, Florença é considerada o berço do Renascimento italiano e uma das cidades mais belas do mundo.

O evento teve lugar a 30 de Março e integrou duas distâncias: 43 km (D+ 1100m) e 80 km (D+ 2400m). A nossa opção recaiu pela prova mais longa.

O ponto de partida e chegada de ambas a provas não podia ser mais apropriado, já que as provas arrancam da Piazzale Michelangelo, um dos melhores miradouros de Florença. Do alto, podemos contemplar a cidade em todo o seu esplendor.

Os 2400 metros de desnível positivo criam uma ideia de percurso plano, o que não corresponde à realidade. As zonas mais planas do percurso são os quilómetros iniciais e finais à beira rio. O restante percurso é caracterizado por um sobe e desce, através das colinas, passando por castelos, mosteiros, miradouros, parques e vielas de pequenas localidades.

A passagem pelos mosteiros de Madonna del Sasso e Monte Senario são dos momentos mais marcantes do percurso. São locais sagrados, onde nos é permitido refrescar e comer uma sopa minestrone, num ambiente com centenas de anos.

Um desafio que recomendamos vivamente. Uma oportunidade única de viajar no tempo e na história.
O Circuito EcoTrail

As provas inseridas no circuito EcoTrail visam a valorização das acessibilidades, do desenvolvimento sustentável, da solidariedade e da cultura. Não se tratam de meras corridas, mas sim de um conceito abrangente, que procura conjugar a componente desportiva a uma preocupação ecológica e ambiental, materializada num conjunto de acções que são tidas em conta na organização da prova e também a posteriori.

O conceito/marca EcoTrail conta já com uma grande tradição em Paris, onde este ano decorreu a sua 12ª edição. O EcoTrail conta com eventos em Paris, Florença, Oslo, Genebra, Estocolmo, Reiquiavique, Bruxelas, Funchal e Madrid, aos quais acaba de acrescentar Wicklow (Irlanda), Putrajaya (Malásia) e Chiang Mai (Tailândia). Estes últimos dois constituem a grande novidade, dado que representam a a expansão do circuito para fora do continente europeu.

No site www.ecotrail.com pode aceder a mais informação sobre o circuito EcoTrail.

Fotos: DR