GTSA – Grande Trail Serra d’Arga 2019

Autor: Gestor de eventos    Data: 5-09-2019
Publicado em:

Início: 20 Setembro, 2019

Fim: 22 Setembro, 2019

Horário: 08.00-00.00

Local: Dem e São Lourenço da Montaria

Pelo 9º ano consecutivo, a Serra d´Arga vai tornar-se na “Meca do trail running nacional”. Tudo começará na manhã do dia 8 com o GTSA Desafio Vertical, que marcará de forma festiva a apresentação oficial do GTSA – Grande Trail Serra d’Arga 2019.

O GTSA Desafio Vertical será uma das grandes novidades desta 9ª edição, na qual os participantes poderão desafiar-se quer por trilho quer por estrada, para atingir o mítico Alto da Sra. do Minho. A partida de ambas as provas será em simultâneo, mas com localizações diferentes: o Desafio Vertical Trilho partirá da aldeia de Estorãos e o Desafio Vertical Estrada partirá da aldeia da Montaria. A disputa entre os apreciadores da corrida de estrada e os apreciadores dos trilhos espera-se renhida, numa das subidas mais emblemáticas do Grande Trail Serra d’Arga.

Ao Desafio Vertical seguir-se-á a conferência de imprensa para a apresentação oficial do GTSA 2019, na Junta de Freguesia da Montaria, pelas 12h, com a presença do Director do Evento, o ultramaratonista Carlos Sá, e das demais entidades parceiras.

A festa continuará no fim de semana de 21 e 22 de Setembro com as restantes distâncias competitivas. A organização espera, como habitualmente, a participação de cerca de 2500 atletas que competirão em seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Ultra Trail 55 Km, Trail Longo 37 Km e 27 Km, Trail Curto 17 Km, Caminhada 12 Km e Trail Jovem.

GTSA apura campeões do Campeonato Nacional de Trail

Este ano os novos campeões do Campeonato Nacional de Trail ficarão a ser conhecidos no GTSA 37KM. O GTSA 55km é também uma das provas que integra o Calendário do Circuito Nacional de Ultra Trail da ATRP.

19 países presentes

A 1 mês da prova está já confirmada a presença de atletas oriundos de 19 países diferentes, com destaque para Portugal, Espanha, Cabo Verde e Estados Unidos da América.

Este grande evento desportivo conta com várias provas durante os dois dias, 21 e 22 de Setembro. No primeiro dia vão decorrer as provas Ultra Trail de 55 km e Trail Longo 37km, ambas com início e fim no centro da freguesia de Dem, no Município de Caminha.

No dia seguinte decorrerão as provas Trail Longo 27 km, o Trail Curto 17 km e Caminhada 12km. Todas as provas são circulares, com partida e chegada a S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo. Nesse mesmo dia realiza-se igualmente o Trail Jovem, pelas 14h00, junto ao local de meta, estando previstos vários escalões e distâncias (desde os 250 aos 2100 metros).

O GTSA é organizado pela Carlos Sá Nature Events e conta com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores.

Mais informações e inscrições (até 15 de Setembro) em: www.carlossanatureevents.com/pt/gtsa.