Fernando Ribeiro e Carla Antunes vencem Santo Thyrso Ultra Trilhos (STUT)

Autor: Redação    Data: 16-06-2022
Publicado na categoria: Geral

O Santo Thyrso Ultra Trilhos (STUT) regressou no fim de semana de 11 e 12 de junho. Organizado em parceria pela Câmara Municipal e pelo NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso, o evento reuniu cerca de um milhar de participantes.

Com os termómetros a chegarem aos 35°C, as provas do STUT tornaram-se ainda mais exigentes.  O forte calor colocou à prova a resistência e a capacidade de superação dos atletas presentes.

O STUT reuniu três provas com carácter competitivo:  Ultra Trilhos (50km); Trail Longo (30km); Trail Curto (18km). Estas provas realizaram-se no domingo e tiveram a meta na Praça 25 de Abril, frente à Câmara Municipal de Santo Tirso.

Além destas três provas, o STUT incluiu também uma caminhada de 13 quilómetros e o STUT Kids, destinado a atletas dos cinco aos 16 anos de idade, que se realizou sábado, no Parque Urbano Sara Moreira.

Fernando Ribeiro e Carla Antunes vencem prova rainha

Na prova Ultra com 48 quilómetros e 2.300 metros de desnível positivo, Fernando Ribeiro (Damira Trail Team) foi o mais veloz, cruzando a meta após 5h42m34s de prova. Dinis Ribeiro (Mont Blue Team) ficou apenas a 1m28s do vencedor. Pedro Marques completou o pódio, com uma diferença de 27m32s para o primeiro lugar.

Na disputa feminina, Carla Antunes (Dive – Into the Mountains) venceu com a marca de 08h25m21s. Vera Leal (Nocturnos de Paredes) e Rita Freitas fecharam o pódio, com os tempos de 8h29m14s  e 8h33m49s, respectivamente.

Marco Faria e Sandrina Gomes impõem-se destacadamente na prova longa

Marco Faria (Vizela Corre) venceu destacadamente a prova de 30 quilómetros e 1.600 metros de desnível positivo, com a marca de 2h53m27s. O segundo lugar do pódio foi conquistado por André Machado, que cruzou a marca com o cronómetro a marcar 3h13m27s. Para fechar o pódio, chegou Pedro Calisto (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz), após 3h16m58s.

Sandrina Gomes (Lethes Trail Team) foi a mulher mais rápida, cruzando a meta com o tempo de 4h00m47s. Gisela Sousa e Margarida Sousa , atletas da A.D. Marco, completaram o pódio com os tempos de 4h23m14s e 04h26m44s, respectivamente.

João Ferreira e Célia Neto vencem categoricamente a prova mais curta

18 quilómetros e 750 metros de desnível positivo foram percorridos em 1h34m22s por João Ferreira (Airó Run), o vencedor da prova curta. Nélson Loureiro (OPraticante.pt) subiu ao segundo lugar do pódio, com o registo de 1h42m28s. O terceiro lugar ficou para Pedro Castro (A.D. Marco), com a marca de 1h45m15s.

No sector feminino, Célia Neto (OPraticante.pt) venceu destacadamente a distância mais curta, com o tempo de 2h03m37s. Susana Rodrigues (Clube Atletismo Fafe) e Ana Rita Carneiro (Minho e Lima Trail) completaram o pódio feminino, com as marcas de 2h30m50s e 2h34m23s, respectivamente.

Todas as classificações em: resultados.stopandgo.pro/742/Individual.

O STUT percorre algumas das zonas mais emblemáticas do concelho de Santo Tirso, com destaque para as suas paisagens, designadamente o Parque Urbano Sara Moreira, Parque Ribeiro do Matadouro, Monte de Nossa Senhora D’Assunção, Carvalhal de Valinhas, Quedas da Fervença, Monte do Pilar, Monte Córdova e Monte Padrão.

A trail-running.pt voltou a associar-se ao evento como Media Partner, tendo desfrutados dos trilhos da prova longa e da curta.

Foto: Fernando Ramos

X