MAURTEN: a marca de nutrição sueca que conquistou Kilian Jornet

Autor: Redação    Data: 16-11-2020
Publicado em: Notícias, Nutrição

A Maurten é uma marca sueca que em 2017 introduziu a tecnologia de hidrogel natural como forma de aprimorar a nutrição desportiva. A marca congrega uma verdadeira constelação de estrelas do desporto, onde se destacam nomes como Eliud Kipchoge, Joyciline Jepkosgei, Mo Farah, Geoffrey Kamworor e Jan Frodeno, No trail running, Kilian Jornet e Jim Walmsley também escolheram a Maurten como patrocinador nutricional.

Em Maio, Kilian Jornet anunciou a sua mais nova parceria no Twitter, afirmando que não teve um patrocinador nutricional por muito tempo “porque eu simplesmente não encontrei nada que funcionasse perfeitamente comigo.”. Isso mudou no ano passado, quando Jornet diz que testou Maurten em algumas provas. “Eu não sabia o que esperar, mas parecia diferente. Funcionou muito bem.”, acrescentou.

Em 2015, a Maurten conseguiu que a nutrição desportiva fosse mais fácil de tolerar. A solução foi encapsular grandes concentrações de carboidratos em hidrogéis, e teve tanto sucesso que, um ano depois, os melhores corredores suecos e alguns dos melhores corredores de maratonas do mundo já se estavam a consumir a tecnologia da Maurten nos seus treinos e competições.

Os atletas sempre tiveram dificuldade em ingerir a quantidade de energia de que precisam. Nos anos 60, cientistas americanos descobriram que beber soluções com carboidratos melhorava o rendimento dos desportistas. Assim, através da mistura de carboidratos, sais e limonada, nasceu a primeira bebida desportiva.

Mas as soluções com carboidratos podem causar problemas. O nosso estômago não tolera grandes concentrações de açúcar, o que pode resultar num esvaziamento gástrico lento, gerando transtornos gastrointestinais.

A Maurten desenvolveu uma nova gama de produtos dentro da nutrição desportiva. Através da aplicação da tecnologia de hidrogel, desenvolveu produtos energéticos riscos em carboidratos que o nosso corpo pode tolerar.

A tecnologia de hidrogel permitiu redefinir o campo da nutrição desportiva. Em primeiro lugar, com Drink Mix 160 e Drink Mix 320. O dobro da energia, com aproximadamente o dobro daquilo que se considerava que o nosso corpo podia tolerar, sem sabores adicionados, uma vez que o sabor das bebidas provem diretamente dos ingredientes naturais que as compõem, sem colorantes ou conservantes.

Os hidrogéis são muito usados dentro da indústria alimentar, onde se costumam usar como espessantes e gelificantes. Um hidrogel é uma estrutura à base de biopolímeros e água, com poros diminutos. Trata-se de uma rede tridimensional capaz de reter água, com aparência e comportamento semelhantes aos de uma esponja.

Na Maurten, descobriram a forma de criar hidrogéis com ingredientes naturais, conseguindo enchê-los com a fonte de energia mais eficaz do planeta: os carboidratos.

Os hidrogéis das bebidas Drink Mix são formados a partir de uma combinação de dois ingredientes, o Alginato, extraído das paredes celulares de algas marinhas pardas, e a Pectina, uma substância que se encontra em maçãs, limões, cenouras tomates. Estas duas fibras dietéticas são utilizadas há dezenas de anos na indústria alimentar. Quando combinadas nas condições adequadas, o Alginato e a Pectina formam um hidrogel sensível ao pH.

A quantidade de atletas de elite que usa a tecnologia Maurten aumenta constantemente.
Foto:
DR

X