Quem somos nós?

Autor: Diana Coimbra Gaspar    Data: 28-03-2018
Publicado em: Opinião

Quem somos nós que vamos correr para a serra, longe ou perto, com chuva ou com sol, com vento ou sem ele, com condições fantásticas ou assustadoras?

Quem somos nós que nos viciamos rápido nesta forma de vida, nesta necessidade de superação, nesta vontade de fugirmos da cidade para o campo? Quem somos nós, ou alguns de nós, sem passado desportivo nenhum, ou quase nenhum, que nos aventuramos a correr vinte, cinquenta ou cem quilómetros para ganharmos uma medalha no fim?

Quem somos nós que passamos a gerir a nossa vida em função de provas e de treinos, corremos o país de lés a lés, que passamos a ter outros amigos, interesses, e só pensamos em sapatilhas e roupa para treinar?  Quem somos nós que mudamos uma vida pela corrida?

Somos homens e mulheres que se querem sentir bem, que procuram evolução pela competição, que procuram bem-estar pelo movimento, que procuram reconhecimento pelos feitos, que partilham o amor pela serra e pelo campo porque percebem que lá é tudo mais calmo e sereno e o silêncio os leva às mais brilhantes respostas.

Somos homens e mulheres que em algo momento da sua vida precisaram de um novo desafio, de uma mudança, de uma lufada de energia para viver e dar sentido à vida, e a corrida veio dar essa energia e trazer a consciência que se calhar o “não consigo” não existe, e que tudo é possível quando nos dedicamos e trabalhamos para o que queremos atingir, quer na corrida, quer na vida.

Somos homens e mulheres que queremos fugir do barulho da cidade e dos excessos de estímulos, que preferem um bom desafio ao desafio de escolher o programa que passa na televisão, que preferem a adrenalina do desconhecido ao previsível dos dias que se seguem sem objectivos ou metas.

Somos homens e mulheres como todos os outros, mas que querem viver pelo desafio, pela coragem, pela ousadia de traçar objectivos impensáveis e de correr para viver porque a corrida é a melhor metáfora da vida, e dá, sem qualquer duvida, outro propósito e significado de vida.

Foto: Paulo Nunes