Trail Santa Justa mais competitivo e com recorde de adesão

Autor: Redação    Data: 3-08-2017
Publicado em: Geral, Race Report

No passado dia 30 de Julho realizou-se a VI Edição do Trail Santa Justa. Este ano a contar para o Campeonato Nacional de Trail Series 150, a prova contou com uma adesão recorde.

O evento foi composto por um trail Longo com 30 km (1500m D+) de distância, por um Trail Curto com 15 km (850m D+) e por uma Caminhada com 6 km de extensão. Este trail percorre trilhos e caminhos na serra de Santa Justa e de Pias no concelho de Valongo.

Encerramos as inscrições mais cedo que nos anos anteriores, penso que ajudou o facto de pertencermos ao campeonato nacional. A constelação de atletas foi maior, de facto. Também quisemos limitar os participantes aos 1500 para assegurar a qualidade do evento – Brígida Raquel Pinto (ATAD- Amigos do Trail Associação Desportiva)
“Em termos competitivos este ano apresentou-se fortíssimo, pertencemos ao campeonato nacional de trail-running, e vimos uma luta renhida entre muito dos melhores atletas nacionais.” afirmou Brígida Raquel Pinto. “Penso que o facto do término da prova ter os 1.300m de subida até à capela de Santa Justa, ladeada de vários apoiantes, a dar incentivo aos seus atletas, torna a prova peculiar e única.”, acrescentou a responsável.

Na prova principal, a vitória coube a Bruno Jesus (Satecnosol Outdoor / La Sportiva) com o tempo de 02h46m05s. Luís Fernandes (U.F. Comércio e Indústria) garantiu o segundo lugar com mais 1 minuto e 47 segundos. seguido por António Braziela, atleta da equipa da casa, com o registo de 02h48m39s. A vitória por equipas coube à Satecnosol que garantiu também o 5º e 6º lugar.
No sector feminino, Joana Esperanço (Juventude Vidigalense) foi a primeira a cruzar a meta, tendo completado o percurso da prova em 03h50m36s. Paula Soares (Autistic Runners) com 03h52m35s e  Sandra Mendes (Profisio Team) com 03h54m11s fecharam o pódio.

Na prova curta, os grandes vencedores foram Vítor Barbosa (G.D.C. Retorta) e Andreia Almeida (Fridão Sem Limites), respectivamente, com os tempos de 01h31m41s e 02h05m18s.

O Trail Santa Justa é organizado pela ATAD- Amigos do Trail Associação Desportiva, designadamente a sua equipa de trail running Oralklass – Amigos do Trail, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, e com o apoio dos Bombeiros Voluntários Valongo, da Junta de Freguesia de Valongo, do Grupo Dramático e Musical de Campo (Valongo), do Agrupamento de Escuteiros nº.1329 de Sobrado (Valongo) e do Agrupamento de Escuteiros nº. 1358 de Gandra (Paredes).

Fotos: C.M. Valongo