Vila Nova de Paiva recebe Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance

Autor: Redação    Data: 28-03-2021
Publicado na categoria: Eventos

Após o cancelamento da edição de 2021 do UTSM – Ultra Trail de São Mamede, a direção da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal atribuiu a coorganização da prova Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, à equipa Runners do Demo/Malhadinha Clube, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva. A competição enquadrada no evento Demo Trail terá início no próximo dia 15 de Maio, às 00h00. 

Com o cancelamento da edição de 2021 do UTSM, evento anfitrião da competição, a direção da ATRP desenvolveu esforços no sentido de tornar possível a realização do Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance em data semelhante, a fim de não provocar mudanças no planeamento dos atletas, tendo conseguido cumprir este objetivo.

Assim sendo, a ATRP atribuiu a coorganização da prova Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, à equipa Runners do Demo/Malhadinha Clube, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.

O evento terá início no próximo dia 15 de Maio, às 00h00, contando com um percurso de cerca de 100 quilómetros e 4.000 metros de desnível positivo. Para possibilitar o seu reconhecimento, está prevista a divulgação integral do mesmo nos próximos dias.

Os atletas com ranking elegível, conforme definido no Regulamento Geral de Competições, poderão inscrever-se brevemente na sua área pessoal em my.atrp.pt.

A competição é realizada pela ATRP em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, qualificando os campeões nacionais para o Campeonato do Mundo da modalidade, que se realiza em Novembro, na Tailândia.

Assim, o calendário competitivo compreende a realização do Campeonato Nacional de Trail, a 11 de Abril na Batalha, o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, a 15 de Maio em Vila Nova de Paiva, e o Campeonato Nacional de Trail Ultra, a 18 de Julho no Trail Porto da Cruz Natura, em Porto da Cruz, Machico, na ilha da Madeira.

Vila Nova de Paiva e o Trail Running

A equipa Runners do Demo/Malhadinha Clube realiza, desde 2016, o Trail Rota da Truta (este ano rebaptizado de Demo Trail),  dando a conhecer o extraordinário potencial que o concelho de Vila de Nova de Paiva apresenta para a prática do trail running.

Por iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões e do Município de Vila Nova de Paiva foi inaugurado, em Setembro de 2019, no Parque Botânico Arbutus do Demo, o Centro Municipal de Trail Running. Com esta obra, a primeira da Rede de Percursos de Natureza no âmbito da candidatura “Produtos Turísticos Integrados”, cujo investimento global ascendeu a mais de 1,8 milhões de euros, os amantes da natureza dispõem de sinalização e identificação dos trajectos que percorrem Vila Nova de Paiva, Fráguas, Queiriga e Vila Cova à Coelheira, permitindo percorrer uma área de 102 quilómetros. Os visitantes têm ao dispor cinco percursos, que variam entre os 4,03 e os 47,7 quilómetros.

Fotos: DR

X