Aptonia – a nutrição de excelência da Decathlon

Autor: Redação    Data: 24-07-2021
Publicado na categoria: Nutrição

O interesse pela Aptonia surgiu em Abril, com a leitura de um artigo numa revista internacional de triatlo. Num teste comparativo apresentado, a insígnia de nutrição da Decathlon superava reputadas marcas de nutrição desportiva. 

Antes de abordarmos a Aptonia, é importante referir que a Decathlon é a maior retalhista de artigos desportivos do mundo, com cerca de 1.600 lojas em mais de 69 países, empregando 93.000 colaboradores. Foi fundada em 1976 por Michel Leclercq em Englos. Produz e gere mais de 20 marcas de produtos desportivos para mais de 80 modalidades diferentes.

Perante estes números, é fácil depreender a capacidade e recursos que a Decathlon coloca no desenvolvimento dos seus produtos. A sua dimensão permite-lhe comercializar produtos de elevada qualidade a preços competitivos. No que concerne ao trail running, temos o forte exemplo da Evadict, que possui uma gama de produtos que competem com a oferta de algumas marcas dedicadas à modalidade.

A nossa experiência com a Aptonia

Com o adiamento da MIUT – Madeira Island Ultra Trail, prova integrante do UTWT – Ultra Trail World Tour, surgiu-nos a ideia de completar o seu percurso de forma autónoma.

Esta prova propicia a total travessia da ilha da Madeira no sentido noroeste-sudeste, desde o concelho do Porto Moniz até Machico, percorrendo os melhores trilhos da ilha, nomeadamente o maciço central – Encumeada – Pico Ruivo (1861 mts) – Pico do Areeiro, num circuito muito estimulante e desafiador com cerca de 115 km.

As 2 duplas, que partiram do Porto Moniz e do Curral da Freiras, percorreram 115 km e 55 km, respectivamente. A primeira pernoitou no Curral das Freiras e a segunda em Ribeiro Frio.

Neste desafio, que contou com o apoio da entidade de promoção do Turismo da Madeira e várias marcas, a nutrição ficou entregue em à Aptonia. Na bagagem levámos Gel Energético (curtas distâncias), Gel Energético + (longas distâncias) e Gel Energético G-EASY Longa distância.

Nas três horas  iniciais do primeiro dia recorremos ao Gel Energético, cuja composição inclui vitaminas E, B1, B6, B12 e Zinco. Este gel mostrou-se de muito fácil absorção (não é denso), com um aroma leve/não enjoativo e de fácil digestão. Cada saqueta conta com 23g de hidratos de carbono. O seu efeito sente-se sensivelmente uma hora após a toma.

Nas restantes 6 horas, passamos ao teste do Gel Energético + rico em vitaminas E, B1, B6, B12 e Zinco. Na sua composição conta também com cafeína (estimula o sistema nervoso central, melhorando as capacidades de foco e concentração) e BCAA (para ajudar no processo de construção e recuperação muscular). O sal neste gel duplica face ao anterior, dada a duração do esforço e consequentes perdas. Deparámos novamente com um gel líquido e por isso muito fácil de consumir. Cada saqueta contém 22g de hidratos de carbono que actuam ao nível da recuperação do esforço.

No segundo e último dia, recorremos à terceira arma da Aptonia que havíamos levado para a Madeira – o Gel Energético G-EASY Longa distância. Uma vez mais, encontrámos um gel líquido de fácil consumo. Cada saqueta possui o dobro da capacidade dos anteriores e nas suas 64 gramas duplica também os seus componentes. Este gel permite  uma ingestão fracionada, podendo ainda ser aplicada uma tetina, que possibilita o consumo com uma simples pressão dos dentes.

O veredicto final não podia ser mais positivo. Tratam-se efectivamente de géis de excelência e com um preço muito competitivo. Por fim partilhamos as restantes unidades com alguns atletas na Madeira e no Campeonato Nacional de Trail Endurance, tendo recebido também um feedback extremamente positivo.

A marca possui também proteínas, bebidas e barras energéticas, complementos alimentares, entre outros produtos na sua oferta de nutrição desportiva.

Artigos relacionados:

Miguel Lopes e Susana Luzir: O rosto e os olhos da Evadict
21 Março, 2021 – Rita Vicente

Evadict equipa atletas do pequeno trilho ao ultra trail
5 Outubro, 2020 – Redação

Evadict – Decathlon lança marca exclusiva de trail-running
12 Fevereiro, 2020 – Redação

Fotos: DR

X