Marão Vertical Race, um desafio de superação onde nem a neve faltou!

Autor: Redação    Data: 6-11-2018
Publicado em: Eventos, Race Report

A Serra do Marão, mais propriamente a freguesia de Ansiães em Amarante, recebeu, no dia 27 de outubro, a primeira edição do “Marão Vertical Race”. Um desafio de superação pessoal, organizado pela Associação Desportiva de Amarante, que testou os limites dos atletas, num cenário épico, com direito a neve.

Com 1000m de acumulado positivo, em cerca de 8,5 Km, percorreu belos trilhos do Marão, alcançando o topo na mítica capela da Senhora da Serra, situada a 1416m de altitude. Nesta ascensão passou por locais emblemáticos da Serra como o Viveiro das Trutas, Levada do Torno e Minas do Ramalhoso que fizeram as delícias dos atletas.

O evento que possuía já uma elevada dose de dificuldade viu esta aumentar pelas condições meteorológicas existentes. Um dia de muito frio e vento com ocorrência de queda de neve por largos minutos no topo da Serra.

Com partida em contra-relógio, partindo os atletas de 30 em 30 seg. o evento reuniu perto de uma centena de inscritos.

Em termos competitivos Diogo Gomes foi o grande vencedor, ao percorrer o percurso em 57:09, seguido de Bruno Silva e André Nogueira (De referir que os dois primeiros atletas integram as selecções nacionais de Skyrunning). Em termos femininos, Margarida Sousa foi a vencedora, seguida de Elisabete Repas, ficando Liliana Teixeira em 3ºlugar.

No final, e para estimular o convívio entre os participantes, decorreu um convívio/churrasco onde foram entregues os prémios, bem como lembranças às entidades parceiras.

O balanço do evento foi bastante positivo, baseado na opinião dos participantes, sendo que a prova foi até definida como “uma lufada de ar fresco” no panorama competitivo actual.

Segundo a organização, o desafio Marão Vertical Race será assim um desafio com futuro assegurado podendo vir a afirmar-se positivamente, pelas suas características ímpares, a nível nacional.

O evento contou com apoio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, da Junta de Freguesia de Ansiães e do Conselho Directivo dos Baldios de Ansiães. Contou também com o apoio institucional do Município de Amarante e de Baião.

Foto: Filipe Carril