Salomon Running Camp decorre nas Canárias

Autor: Redação    Data: 1-04-2021
Publicado na categoria: Eventos

A equipa oficial da Salomon Running está nas Canárias, no âmbito do Salomon Running Camp 2021. O estágio de preparação/lançamento da nova temporada desportiva decorre de 1 a 9 de abril, na Ilha de El Hierro.

Em 2020, quase todos principais eventos de trail running a nível mundial foram cancelados devido à pandemia global COVID-19. A falta de provas e as restrições às viagens forçaram os melhores atletas – e até mesmo os amadores – a uma dedicação quase integral ao treino. Em muitos casos, os atletas profissionais mostraram a sua criatividade, desafiando-se na conquista de FKTs (tempos conhecidos mais rápidos) nos seus próprios “quintais” – às vezes literalmente, como no caso do atleta da Salomon, Ryan Sandes, da África do Sul.

Agora, com o despertar da temporada de 2021, renasce também a esperança de que a normalidade possa retornar ao calendário de provas nos próximos meses. Para começar a preparação para o que eles esperam ser uma temporada cheia de provas curtas (distância da maratona) e longa (ultra distância), a equipa repleta de estrelas da Salomon rumou a El Hierro, uma ilha nas Canárias , para uma semana de treino, que decorre de 1 a 9 de abril.

El Hierro é a mais pequena das Ilhas Canárias, contando apenas com 10 mil habitantes. A mais ecológica ilha das Canárias, com um perímetro de 30 quilómetros, oferece as paisagens bastante variadas, pequenas aldeias e fascinantes florestas.  Ao contrário das ilhas vizinhas, El Hierro resistiu aos empreendimentos hoteleiros e aos barulhentos pubs. Desde a inauguração da central hidroelétrica Gorona del Viento, El Hierro é a primeira ilha completamente autossuficiente dispondo de diversas fontes de energia.

O grupo de atletas da distância de maratona presentes no Salomon Running Camp inclui o polaco Bartlomiej Przedwojewski (vencedor do Golden Trail Championship no outono passado), o suíço Rémi Bonnet e o francês Thibaut Baronian. As suíças Maude Mathys e Judith Wyder, duas das melhores maratonistas de trail running do planeta, também estão na ilha montanhosa da costa noroeste da África para empurrar os homens todos os dias. As duas suíças são acompanhadas pela eslovena Ana Cufer, especialista em downhill que foi a Melhor Downhiller no Golden Trail Championship em 2020.

O objetivo de todos os corredores de curta distância é a preparação para as Golden Trail World Series, cujo arranque estava programado para a Maratona de Zegama-Aizkorri, a 6 de junho. Com o cancelamento da icónica prova basca, o circuito arrancará com a Marathon du Mont-Blanc, no dia 27 de junho.

A  Salomon tem vários membros da sua longa e talentosa lista de corredores de ultra distância nas Ilhas Canárias, liderados pelo três vezes vencedor da UTMB®, François D’haene, de França. O contingente gaulês inclui também Sebastien Spehler e Camille Bruyas, que terminou no terceiro lugar feminino a CCC no UTMB® em 2019. A armada francesa conta com a companhia da inglesa Beth Pascall .

El Hierro oferece uma localização excelente para os membros da equipa presentes construírem uma base de treino forte e trabalharem no desenvolvimento de calçado, roupas e futuros equipamentos da Salomon, com os engenheiros e responsáveis de linha de produtos da Salomon, que também se juntarão ao Running Camp para testar protótipos e obter valioso feedback direto dos atletas. Vários outros atletas de todo o mundo participarão remotamente nos workshops.“Estamos muito entusiasmados em reunir estes membros de nossa equipa para a nossa formação anual, treino, workshops de marketing, teste de protótipos e sessões de feedback de produto”, disse Greg Vollet, responsável da equipa internacional de trail running e do  marketing da comunidade. “El Hierro é o lugar perfeito para isso porque o terreno é bastante técnico. Os atletas correrão cerca de 40 kms por dia com muito desnível positivo, e farão também cross-training. Esperamos misturar um pouco de ciclismo de estrada, mountain bike e atividades mais divertidas, como mergulho e passeio de barco. ”

Todas as pessoas presentes foram submetidas a um teste de PCR COVID-19 nas 72 horas antes da chegada às Ilhas Canárias e, em seguida, fizeram um segundo teste na chegada.  Os atletas também usam máscaras em todos os lugares da ilha, exceto durante as corridas.

Conflitos de agenda e proibições de viagens impediram a comparência de vários corredores. A jovem estrela italiana Davide Magnini está a terminar a sua temporada de corridas de skimo, enquanto a estrela americana do ultra-running Courtney Dauwalter (vencedora do UTMB® em 2019), a lenda nepalesa Mira Rai e o poderoso Stian Angermund-Vik não poderam comparecer devido às regras de quarentena.

D’haene e Dauwalter têm o Hardrock 100 no Colorado e o UTMB® em Chamonix nos seus planos para esta temporada. Depois de terminar em 6º lugar no Golden Trail Championship em 2020, Bruyas dedica agora a sua atenção para um desafio de longa distância, a  UTMB®. Infelizmente, a sueca Kristin Berlgund (2ª a Dauwalter no UTMB® 2019) vai perder o Running Camp e quaisquer eventos no futuro próximo, devido a uma lesão no joelho.

As estrelas da corrida de longa data do Salomon, Emelie Forsberg e Kilian Jornet, vão perder o Running Camp por um motivo muito mais positivo; o casal aguarda o nascimento do segundo filho nas próximas semanas.

A Ilha da Madeira acolheu o Salomon Running Camp 2018 e os Açores foram escolhidos para a edição de 2019.

Fotos: Martina Valmassoi/Salomon

Artigos relacionados:
Madeira acolhe o Salomon Running Camp 2018
Açores recebem Salomon Running Camp 2019

 

X