O Mirtilo cujo nome científico é Vaccinium corymbosum caracteriza-se por pequenas bagas de cor azul-cerosa, que crescem sob a forma de um arbusto de pequenas dimensões que pode alcançar em torno de 1m a 1,5m de altura.
Esta cultura adapta-se melhor em condições/ regiões que possuem Invernos rigorosos e por isso necessita de consideráveis horas de frio (entre 700 a 1.000 horas anuais) e temperaturas amenas a baixas (10º a 12ºC ) para que consiga crescer e desenvolver-se correctamente.
Mirtilo: o “Rei dos Antoxidantes” e o “Fruto da Juventude”
Estes pequenos frutos têm um enorme teor de antioxidantes, quando comparados com outros frutos e até com hortícolas. Para além de ser o “rei dos antioxidantes”, este fruto é também rico em vitaminas, A, B, C e PP, sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açúcares, pectina, tanino, ácido cítrico, málico e tartárico.
Para além de todas as propriedades nutricionais acima indicadas, o mirtilo é extremamente versátil em termos culinários e gastronómicos uma vez que está associado a vários pratos.
O mirtilo é utilizado na pastelaria em tartes, bolos, pudins, biscoitos, gelados, batidos, no fabrico de rebuçados, chás, compotas, entre outros.
O mirtilo é também usado para fins medicinais, uma vez que quase todas as partes da planta, flores, folhas, fruto e raízes são utilizadas para esses fins. Para além destas partes da planta, o fruto é a parte que contém mais antioxidantes, prevenindo sinais do envelhecimento.
Principais benefícios do Mirtilo que deve conhecer
- Utilização deste fruto no tratamento da profilaxia da cistite (termo utilizado para descrever uma inflamação na bexiga. Muitas vezes a cistite é confundida com uma infecção urinária, no entanto não é sinónimo de infecção urinária);
- Redução da degradação das funções cerebrais como por exemplo a doença de Alzeimer;
(Conferência Internacional sobre Longevidade, 2004); - Auxilia a evitar alguns tipos do cancro como o cancro do cólon e da mama,devido seu alto conteúdo antioxidante.
- Diminuição da probabilidade de sofrer de problemas cardíacos;
- Alívio de sintomas de infecções urinárias, renais e vesiculares devido ao seu conteúdo de ácido úrico;
- Auxilia na cura de inflamações da boca devido às suas propriedades desinfectantes;
- O mirtilo pode ser utilizado para melhorar a miopia uma vez que previne problemas de visão que podem ser causados pela ruptura de pequenos vasos da retina;
- Fortalecimento das paredes dos vasos capilares;
- Contribuição para a melhoria da memória;
- Prevenção de cáries dentárias;
- Redução de infecções dos aparelhos auditivo e respiratório;
- Prevenção de complicações da diabetes;
- Actuação sobre doenças das gengivas e articulações.
Já conhecia todos estes benefícios do mirtilo? Já viu o quanto este fruto é importante para a saúde? Já comeu mirtilos hoje?
Artigo adaptado da Revista Saúde Alternativa, nº2, por acientistaagricola.pt