PT281+ vai ser a primeira ultramaratona do mundo após pausa provocada pela pandemia

Autor: Redação    Data: 8-07-2020
Publicado em: Eventos

A sexta edição da PT281+ Beira Baixa vai realizar-se entre 23 e 26 de julho, tornando-se assim na primeira ultramaratona do mundo após a suspensão das provas devido à pandemia de covid-19.

“Pela primeira vez não queria ser o primeiro. Já fomos pioneiros várias vezes, mas desta vez não tem um significado especial, trabalhámos muito para conquistar este prémio, que não é uma vitória, mas um prémio para os participantes, que se esforçaram muito na preparação, investiram muito, e agora podem participar na primeira ultramaratona neste tempo diferente”, afirmou Paulo Garcia, em declarações à agência Lusa.

A PT281+ Beira Baixa é uma ultramaratona com 281km e 6.733 D+, em semi-suficiência e com um limite de 66 horas para a sua conclusão. Os cerca de 110 participantes, dos quais 14 são mulheres, oriundos de 12 países e três continentes, na sua maioria a solo, vão percorrer 281 quilómetros, entre o castelo de Belmonte e Proença-a-Nova.

Ao longo dos 281 quilómetros, divididos entre estradões e asfalto, os participantes vão passar por Penamacor, Monsanto, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, em cerca de 60 horas. “Este é o tempo médio de um atleta de pelotão, mas penso que, este ano, o João Oliveira, que já venceu a prova quatro vezes e detém o recorde, de 37 horas, pode baixar o tempo”, admitiu Paulo Garcia.

Inspirada na prova norte-americana Badwater e na brasileira BR135+, esta prova faz parte das maiores distâncias do mundo em corrida pedestre. O nome da prova avança já a distância percorrida, são mais de 281 km de trilhos pedestres na Beira Interior.

Esta épica prova de “maraturismo” organizada pela empresa Horizontes, Turismo Desportivo que se dedica há 20 anos a eventos com esta componente contou com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

Mais informação em: http://www.pt281.com/

Artigos Relacionados

Organização da PT281+ Beira Baixa equaciona realização da prova
Portugal 281 Ultramarathon: João Oliveira cumpre tradição na Beira Baixa
Ultramaratona da Beira Baixa PT281 + já tem data para 2018
João Oliveira e Isabel Moleiro foram os vencedores da PT281+ Beira Baixa
PT281+ Beira Baixa: Atleta invisual tenta pela 2ª vez terminar 281 quilómetros

Fotos: Matias Novo

 

X