Luís Fernandes e Aroa Sio foram os grandes vencedores da prova principal da 9.ª edição do Trail Porto da Cruz Natura, que se disputou este domingo, dia 17 de julho. Cerca de meio milhar de atletas de 16 nacionalidades participaram nas 3 provas competitivas.
A National Geographic Portugal, em artigo de viagens sobre Porto da Cruz, considera que “a história de Porto da Cruz é também a saga dos madeirenses que tentam extrair o sustento do solo”, aludindo ao desafio de domesticação da paisagem. Essa essa mesma orografia que tantos desafios colocou aos madeirenses, faz agora as delícias dos amantes de trail running.
Porto da Cruz é uma freguesia do concelho de Machico, que tem desempenhado um relevante papel na promoção do trail running. Brindado pela natureza com condições ideais para a prática da modalidade, Porto da Cruz tornou-se um “laboratório” de desenvolvimento do trail na Madeira. Com o apoio do carismático presidente da junta de freguesia, Duarte Fernandes, além do evento, foram também criados percursos de treino, que atraem muitos praticantes.
‘Machico Madeira Trail Capital’
O Município madeirense de Machico criou, em 2020, a marca de ‘Machico Madeira Trail Capital’. Esta marca nasceu do facto de Machico ser uma referência no trail running nacional e internacional. O Município machiquense conta anualmente com seis eventos de trail, o incontornável MIUT, o ULTRA Madeira, o Trail Porto da Cruz Natura, o Trail de Água de Pena, o Trail do LUDENS e o Trail Nocturno (o único na Região que ocorre durante a noite).
Luís Fernandes, o trail runner madeirense mais reconhecido internacionalmente, é o embaixador da ‘Machico Madeira Trail Capital’, onde realiza anualmente um trail camp, que atrai atletas de todo o país.
Nona edição foi Campeonato Regional de Trail Ultra
O Trail do Porto da Cruz Natura integrou integra três provas competitivas, Trail do Porto da Cruz Natura (50km 3.600mD+), o Trail Longo do Porto da Cruz Natura ( 25km 1.400mD+) e o Trail Curto do Porto da Cruz Natura (12km 350m D+).
Esta edição foi também prova Campeonato Regional de Trail Ultra e está também integrada nos Campeonatos Nacionais da ATRP e da AARAM de Trail Ultra, Trail Longo e Trail Curto (AARAM).Luís Fernandes e Aroa Sio venceram prova rainha
Luís Fernandes (Ludens Clube de Machico) completou o exigente percurso em 05 horas e 37 minutos, sagrando-se assim campeão regional de trail ultra. O pódio ficou completo com os também madeirenses Francisco Freitas (ACD Jardim da Serra) e Énio Castro (CDC Porto Moniz).
Na disputa feminina, a galega Aroa Sio, atleta da equipa internacional da Craft, regressou à Madeira para averbar mais uma vitória no seu currículo. Aroa cortou a meta após 6 horas e 35 minutos de prova, marca que lhe garantiu também o 8.º lugar da classificação geral absoluta.
Lúcia Franco (AD Galomar) foi a segunda classificada e campeã regional de trail ultra, tendo registado o tempo de 7 horas e 12 minutos. Seguiram-se, com o mesmo tempo, Maria João Abreu e Olívia Sousa (ambas do CDC Porto Moniz).
Todas as classificações em: ts.uma.pt/EventParticipants/112
Artigos relacionados:
Município de Machico lançou site da ‘Machico Madeira Trail Capital’
[Covid-19] ITRA considera Trail Porto da Cruz Natura um exemplo a seguir
Nasce a marca “Machico-Madeira Trail Capital”
Guilherme Lourenço e Olívia Sousa vencem Trail Porto da Cruz Natura
Trail Porto da Cruz Natura marca regresso das provas madeirenses
Projecto do “Centro de Trail Running do Porto da Cruz” aprovado
Trail Porto da Cruz Natura ditou campeões regionais de trail
André Rodrigues e Lucinda Sousa são os grandes vencedores da 4ª edição do Trail Porto da Cruz Natura
Porto da Cruz volta a ser palco do Trail-Running nacional
Fotos: Dina Caldeira